Natural do Brasil, onde estudou Engenharia Florestal e Direito, mudou-se para Londres em 1989 e começou a trabalhar no comércio de vinhos no ano seguinte. As suas extensas viagens e estudos incluem a conclusão do programa ‘Master Napa Valley’ nos Estados Unidos, o Diplome d’Honneur na l’Ecole d’Alsace, e a entrada na Champagne Academy, onde foi distinguido com o prémio ‘Golden Magnum Award’ como melhor aluno. Mais tarde, recebeu o título L’Ordre des Coteaux de Champagne em reconhecimento pelo seu trabalho na promoção e representação da região de Champagne.
Na sua jornada para se tornar Master of Wine, Dirceu viajou para a maioria das regiões produtoras de vinho do mundo, adquirindo experiência em vinícolas do Novo e do Velho Mundo.
Em setembro de 2008, obteve o título de ‘Master of Wine’, sendo ainda premiado como melhor aluno na secção ‘Business of Wine’ do exame.
Depois de contribuir para o livro ‘The Wine Opus’, coescreveu o livro ‘Conheça Vinhos’ (‘Understanding Wine’), uma publicação em português sobre vinhos que venceu o prémio ‘Gourmand World Cookbook Award’ em Paris.
Dirceu contribuiu para várias publicações de renome, como Decanter Magazine (Reino Unido), Drinks Business (Reino Unido), Adega (Brasil) e Grandes Escolhas (Portugal).
Durante grande parte da sua carreira, foi Diretor de Vinhos em algumas das principais distribuidoras de vinhos do Reino Unido. Com mais de três décadas de experiência em diversos setores da indústria do vinho e uma ampla rede de contactos, atualmente trabalha como consultor para empresas na África, América do Sul e Europa.
É júri em competições internacionais de vinhos, consultor técnico, consultor comercial e educador na área de vinhos. Participa regularmente como orador em eventos de vinho em todo o mundo.
Dirceu Vianna Junior tem conduzido Masterclasses no Vinho da Casa desde a sua primeira edição, em 2023.
É um escritor, palestrante, juiz de vinhos e autor de livros sediado em Londres. Com um doutoramento em biologia vegetal, trabalhou como editor científico antes de criar o wineanorak.com, um dos sites de vinhos mais populares do mundo.
É colunista do jornal britânico The Sunday Express e escreve regularmente para várias publicações, incluindo The World of Fine Wine, Meininger’s Wine Business International, Noble Rot, Wine & Spirits, Vine Pair e Drinks International.
Jamie é muito requisitado como palestrante e juiz de vinhos, sendo co-presidente do International Wine Challenge. Participou como juiz internacional no concurso Top 10 Chenin Blanc, na África do Sul, e no WineAlign’s National Wine Awards of Canada. Recentemente, foi orador principal em eventos como Simple Wine (Moscovo), Cool Climate Wine Symposium, New Zealand Sauvignon Blanc Celebration, Australian Wine Technical Conference, The Atlantic Wine Forum, Mornington Peninsula Pinot Noir Celebration, Elgin Chardonnay Colloquium e Texsom. É também muito ativo nas redes sociais: Twitter (@jamiegoode) e Instagram (@drjamiegoode).
Jamie escreveu quatro livros de destaque: Wine Science, Authentic Wine, I Taste Red e Flawless.
Esta é a primeira vez que participa no Vinho da Casa.
É jornalista e desenvolveu quase todo o seu percurso profissional na redação do Porto do jornal Público (excetuando um breve período entre 1999 e 2000, em que integrou o Diário Económico). Para além de ter pertencido ao grupo de jovens escolhido, em 1989, para formar a primeira redação do jornal, entre 2000 e 2013 ocupou as funções de subdiretor e de diretor adjunto. Foi ainda professor do ensino básico, durante dois anos.
Nascido em Alijó, Alto Douro, fez os seus estudos superiores no Porto, primeiro com um bacharelato na Escola Normal e mais tarde na Faculdade de Direito e na Faculdade de História da Universidade do Porto, onde se licenciou. Fez o curso de jornalismo do Cenjor e foi fellow do German Marshall Fund, nos Estados Unidos, e do International Studies and Training, no Japão.
Venceu vários prémios de jornalismo, o último dos quais em 2015 – o Prémio Gazeta de Imprensa com a série de reportagens sobre a Primeira Guerra Mundial em Moçambique, que estão na base deste livro.
Foi diretor do Público e integra o painel de comentadores de assuntos políticos e económicos da RTP Informação e da RTP2.
É autor dos livros “Guia do Douro e do vinho do Porto”, “Ilha de Xisto”, dedicada ao Douro, “O Vinho no Tempo da Guerra” (coautoria com António Barreto) e “Cores do Vinho Verde”, que continua a ser o livro de referência da região.
Escreve regularmente na revista Fugas do jornal Público, onde é responsável por duas edições anuais dedicadas ao vinho.
É um dos críticos do Vinhos de Portugal do Brasil, o maior evento de vinhos portugueses, no Brasil. Participa do Vinho da Casa desde a primeira edição.